Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Modelo Terra-Lua-Sol: Uma Atividade Interdisciplinar

2018; Editora da Universidade de Caxias do Sul; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18226/23185279.v6iss1p16

ISSN

2318-5279

Autores

Marcelo Puziski, Silvia Miglioranza, Valquı́ria Villas-Boas, O. Giovannini,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O seguinte artigo descreve uma proposta de atividade interdisciplinar e a avaliação de uma aplicação desta com uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental. Esta atividade acontece durante uma aula no laboratório de robótica e envolve as áreas da geografia, ciências, língua portuguesa e robótica. Com o intuito de construir conhecimento escolar e habilidades, durante esta aula os estudantes participam de atividades envolvendo um modelo robótico que simula os movimentos da Terra e da Lua, aqui chamado de Modelo Terra-Lua-Sol. Para tal proposta, que é baseada em conceitos de interdisciplinaridade e na teoria construcionista de aprendizagem de Seymour Papert, exploramos na introdução o conceito de interdisciplinaridade e seu significado no contexto das atividades de ensino e aprendizagem. No referencial teórico propõe-se uma relação entre a interdisciplinaridade e o Construcionismo e como essa teoria fundamenta a atividade. A avaliação da atividade considerou indicadores como a elaboração de esquemas mentais, a redação de uma carta, a promoção do trabalho em grupo e construção de uma entidade pública. A análise dos dados obtidos indicou que atividade interdisciplinar proporcionou aos estudantes o desenvolvimento do conhecimento e de habilidades. http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p16

Referência(s)