
Como estudantes do ensino médio acham que falam? Crenças sobre a palatalização de oclusivas e expressão da 1a pessoa do plural
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Volume: 19; Issue: 4Especial Linguagem: Português
10.13102/cl.v19i4especial.2866
ISSN2594-9675
AutoresBruno Felipe Marques Pinheiro, Lucas Santos Silva, Paloma Batista Cardoso,
Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoTodo processo de variação linguística sofre influência de fatores linguísticos e extralinguísticos. Além das atitudes e julgamentos sociais, atuam as crenças linguísticas. Controlando as variantes africadas /tʃ/ e /dʒ/ das oclusivas dentais /t/ e /d/ antecedidas pela vogal anterior alta [i], bem como a variação no uso de nós e a gente na função de sujeito da primeira pessoa do plural, este trabalho analisa as crenças que os estudantes da educação básica quanto a esses fenômenos. À luz da Sociolinguística Variacionista, na perspectiva da percepção e dos estudos sobre crenças linguísticas, constituímos um corpus com 18 entrevistas sociolinguísticas em duas escolas da rede pública de Aracaju/SE. Os resultados sugerem uma correlação entre uso, crença e julgamento das variáveis em questão, bem como a saliência na estrutura linguística e a consciência.
Referência(s)