
Uma experiência do uso de narrativas na formação de estudantes de Medicina
2018; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 22; Issue: 65 Linguagem: Português
10.1590/1807-57622016.0850
ISSN1807-5762
AutoresLenita Barreto Lorena Claro, Anna Alice Amorim Mendes,
Tópico(s)Film in Education and Therapy
ResumoDescreve-se uma experiência didática de utilização da abordagem narrativa com estudantes do terceiro ano do curso médico da Universidade Federal Fluminense. A análise de suas narrativas revelou temas como admiração pelos pacientes por sua coragem e generosidade; inibição inicial de abordá-los e receio de incomodá-los; facilidade progressiva para a comunicação; dificuldades em lidar com seu sofrimento e com a expressão de suas emoções; compreensão de seus problemas, pontos de vista e experiências; e estabelecimento de relações de amizade e cumplicidade com os pacientes. A proposta pedagógica mostrou-se capaz de ampliar a compreensão dos estudantes sobre o processo de adoecimento e a experiência da hospitalização, aprofundar o vínculo estudante-paciente, facilitar o autoconhecimento, reflexão, desenvolvimento de habilidades empáticas e de comunicação e da capacidade de identificar e compreender e lidar com as emoções do outro e com suas próprias emoções.
Referência(s)