Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Oralidad y escritura en el corpus lírico de Horacio

2001; Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); Volume: 13; Issue: 13/14 Linguagem: Português

10.24277/classica.v13i13/14.496

ISSN

2176-6436

Autores

Alfredo Eduardo Fraschini,

Tópico(s)

Historical and Literary Analyses

Resumo

O presente trabalho propõe uma incursão pelos traços específicos de oralidade e pelos procedimentos pontuais de escrita nas Odes e Epodos de Horácio. Uma vez estabelecidos os conceitos de oralidade e de escrita, com os quais se realiza a referida incursão, passa-se ao exame das principais estratégias do autor em ambos os campos: vocativos, marcas de primeira e segunda pessoas do discurso, interrogações, exortações e atitudes combinadas, jogos de exemplos e apotegmas, para a oralidade; linhas temáticas condutoras (particularmente o tempo) e jogo de oposições como procedimento unificador, para a escrita. Como aspecto essencial e fator de unidade estética, a música, apenas deduzível a partir da métrica, mas presente na palavra e no verso. As conclusões apontam para o estreito vínculo que, com fins expressivos, se estabelece entre tais estratégias.

Referência(s)