A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as)
2017; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português
10.21573/vol33n32017.79303
ISSN2447-4193
AutoresDalila Andrade Oliveira, Alexandre William Barbosa Duarte, Ana Maria Clementino,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO artigo apresenta resultados de pesquisa que tem como foco a percepção das direções escolares sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos na gestão e na organização da escola. Nas últimas décadas, as políticas públicas em educação no Brasil vêm sofrendo importante mudança de paradigma, que busca reorientar os objetivos, os processos de trabalho e as finalidades das escolas públicas. Essas políticas têm imposto uma regulação centrada na avaliação externa como parâmetro para medir a eficiência da gestão escolar, da qual depende seu financiamento. Essa regulação encontra seu fundamento na Nova Gestão Pública (NGP).
Referência(s)