Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as)

2017; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21573/vol33n32017.79303

ISSN

2447-4193

Autores

Dalila Andrade Oliveira, Alexandre William Barbosa Duarte, Ana Maria Clementino,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa que tem como foco a percepção das direções escolares sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos na gestão e na organização da escola. Nas últimas décadas, as políticas públicas em educação no Brasil vêm sofrendo importante mudança de paradigma, que busca reorientar os objetivos, os processos de trabalho e as finalidades das escolas públicas. Essas políticas têm imposto uma regulação centrada na avaliação externa como parâmetro para medir a eficiência da gestão escolar, da qual depende seu financiamento. Essa regulação encontra seu fundamento na Nova Gestão Pública (NGP).

Referência(s)