Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Desafios na formação de professores indígenas e não indígenas no contexto de fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina

2018; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Volume: 3; Linguagem: Português

10.23899/relacult.v3i3.568

ISSN

2525-7870

Autores

Eloá Soares Dutra Kastelic, Jocelaine Lopes dos Santos, Sabrina Fonseca da Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este texto tem como objetivo ampliar o debate sobre a formação dos povos indígenas, e sobre a diversidade sociocultural existente na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. O cenário é o Oeste do Estado do Paraná, conhecido pelos aspectos relevantes como a beleza natural das Cataratas do Iguaçu e por abrigar falantes de etnias e culturas diversas. A oferta de um vestibular específico, ofertado pelo Estado do Paraná, para os povos indígenas tem fomentado o encontro intercultural entre indígenas e não indígenas na Universidade pública e instigado a compreender como se dá esse processo, considerando que os indígenas falam a língua Guarani e a formação dos mesmos ocorre em língua portuguesa. Assim, há um desafio focalizado nas Licenciaturas da fronteira em articular suas propostas pedagógicas às necessidades socioculturais dos sujeitos, a começar pela noção de cultura. Tal compreensão facilitaria a convivência entre indígenas e não indígenas na Universidade.

Referência(s)