Artigo Produção Nacional

CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE A PRÁTICA DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM MICROCEFALIA POR ZICA VÍRUS: UM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

2017; Editora Rede UNIDA; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Viviane Maria Patrício de Lucena Oliveira, Ianka Maria Bezerra Cunha, José Luiz Pessoa de Moura, Paula Cynthia Santos da Silva, Renilton Ventura do Nascimento, Carla Patríca Novaes dos Santos Fechine, Meryeli Santos de Araújo Dantas, Sheva Castro Dantas de Sousa,

Tópico(s)

Autism Spectrum Disorder Research

Resumo

INTRODUCAO: o advento do surto de zica virus no Brasil, houve um aumento no numero de criancas nascidas com microcefalia, causando grandes danos ao desenvolvimento neuropsicomotor. Como consequencia, as maes precisam conhecer as tecnicas de estimulacao precoce para auxiliar no desempenho funcional das criancas. Tendo em vista os problemas encontrados pelo cuidador da crianca com microcefalia, foi proposta uma intervencao didatica e de facil entendimento por meio de educacao em saude, com orientacoes de carater teorico-praticas para esclarecimento de informacoes importantes acerca da estimulacao precoce e microcefalia, para que haja uma acao de suporte e uma melhoria na qualidade de vida da crianca e cuidador. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: A amostra foi composta por oito maes de criancas com microcefalia atendidas em um centro de reabilitacao no municipio de Joao Pessoa, no mes de novembro de 2016.Foram realizados tres encontros, onde o primeiro momento caracterizou-se por uma entrevista com as maes das criancas, atraves do preenchimento de um questionario abordando aspectos clinicos e epidemiologicos, alem de perguntas norteadoras acerca dos temas: que e a microcefalia, se elas tinham conhecimento sobre o que era a Estimulacao Precoce e se trabalhavam a estimulacao precoce em seus filhos (as).Mediante os resultados obtidos no primeiro contato com as maes, foi sentido a necessidade de esclarecer as questoes abordadas durante a entrevista, ja que a maioria delas relatou nao saber do que se tratava a microcefalia e tambem a estimulacao precoce. Para tanto, foi definido que seria necessaria estrategia de intervencao atraves de uma mini palestra e cartilhas de orientacao sobre a estimulacao precoce e construcao de um dado sensorial com o intuito de ensinar as maes a importância do brincar nesse processo de estimulacao. IMPACTOS: Instrumento utilizado foi um questionario com 4 (quatro) questoes abertas elaboradas previamente, contendo as seguintes perguntas: Com relacao a cartilha de orientacoes, qual a sua percepcao sobre ela?, O que voce achou da estrutura da cartilha e do conteudo nela contido?, Hoje, voce sabe o que e estimulacao precoce e a importância dela na vida do seu (sua) filho (a)?, O quanto a participacao dos pais e importante no tratamento?. A aquisicao dos conhecimentos basicos sobre o tema possibilitou que as maes nao apenas esperem as acoes oferecidas pelo servico especializado das quais sao beneficiadas, mas sim, mediante ao que aprenderam a respeito das tecnicas de estimulacao, se tornem cada vez mais envolvidas e conscientes da sua propria intervencao enquanto cuidadora. Isso possibilita o acompanhamento e entendimento das etapas de desenvolvimento do bebe. Ainda foi relatado que o dado sensorial fornecido pelo grupo se mostrou acessivel e bem aceito pelos bebes, contribuindo assim com a estimulacao precoce e potencializando o trabalho na promocao do desenvolvimento da crianca. CONSIDERACOES FINAIS: Diante do exposto, faz-se necessario elaborar e ofertar recursos educativos e terapeuticos direcionados aos cuidadores para potencializar acoes presentes no servico especializado de criancas com microcefalia; especialmente as acoes de orientacao aos pais para que possam ser inclusos em um processo participativo e multidisciplinar e assim minimizar prejuizos no desenvolvimento sensorio motor.

Referência(s)