Artigo Produção Nacional

ATENÇÃO À SAUDE INTEGRAL NA ADOLESCÊNCIA: DESAFIOS E CONQUISTAS

2016; Editora Rede UNIDA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Caren Lara Martins Picasso, Simone de Paula, Maiqueli Angeli,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

INTRODUCAO: A escola e um meio de disseminacao de conhecimentos, nao so dentro dela, mas tambem na comunidade em que esta inserida. Criar parcerias e estimular a participacao dos alunos provoca mais do que mudancas individuais, provoca mudancas na visao de na saude de uma comunidade como um todo. papel do Fisioterapeuta como educador em saude, tem sido cada vez mais explorado e abre um novo leque de opcoes nos focos de atuacao destes profissionais na atuacao em escolas. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: As atividades foram desenvolvidas em uma escola municipal de uma cidade do Rio Grande do Sul e envolveram os seguintes temas:1. Genero e Sexualidade: adolescencia e uma fase de descobertas, experimentacao, autoconhecimento. E natural que haja certo constrangimento ao falar de sexualidade e ate certo preconceito referente a genero, mas felizmente grande maioria dos alunos demonstrou consciencia de que homens e mulheres podem e devem realizar atividades diversas, sem distincoes e que toda forma de amor deve ser respeitada. 2. Drogas, tabaco e alcool: ao questiona-los sobre quantos deles possuiam parentes fumantes em casa, o numero foi assustador, pois apenas dois alunos nao levantaram as maos. Questionados sobre expor alguma duvida ou vivencia no assunto permaneceram calados, apenas apos deixarmos claro de que nao estavamos ali para julga-los e sim para levar a informacao a turma, esta se tornou extremamente participativa. Diversos relatos comecaram a ser expostos e aos poucos eles mesmos foram abordando os temas planejados, fazendo com que abandonassemos o cronograma. A abordagem se tornou um grande bate-papo, repleto de relatos, alguns bastante impactantes, como o de uma menina que disse: Meu pai usa pedra a 10 anos ou de um menino: O tio do meu pai bebe que fica louco, nao conhece ninguem. Por vezes ficamos sem ter uma resposta inicial, mas de forma cuidadosa respondemos a todas. IMPACTOS: Fazendo uma analise geral do componente curricular Pratica em Saude Integral na Infância e Adolescencia esta entrada em sala de aula nos torna mais comunicativos, interativos, ouvintes, criativos. contato direto com outras pessoas, mesmo que criancas ou adolescentes faz com que o medo de se aproximar do proximo nao exista, principalmente quando se trata de uma realidade totalmente diferente da nossa, nos tirando da zona de conforto, tornando- nos, principalmente mais humanos. Observamos a carencia de informacao por parte dos educadores, pois muitos se mostraram contrarios ao projeto questionando ate atuacao do profissional da area da saude. A realidade da comunidade que cerca a escola e bastante delicada, mais um motivo forte para as interferencias acontecerem. CONSIDERACOES FINAIS: Em todas as abordagens tivemos de rever algum detalhe, modificar a forma de se expressar, enfim fazer alteracoes no planejamento. E esta postura que faz a diferenca. Foi bastante desafiador e trouxe experiencias importantes para a nossa formacao profissional.

Referência(s)