
Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância: a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto
2017; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 27 Linguagem: Português
10.5585/dialogia.n27.7787
ISSN1983-9294
AutoresBreynner Ricardo de Oliveira, Jianne Ines Fialho Coelho, Márcia Freitas Vieira,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo analisa os limites e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informao e Comunicao (TDICs) para a formao continuada de professores na modalidade a distncia. Os dados utilizados advm de uma pesquisa realizada com 26 sujeitos que compuseram a equipe de formao do Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no perodo de 2013 a 2015. As entrevistas foram codificadas atravs da utilizao do software NVivo. Os dados analisados revelam que tais experincias promovem um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem e reflexo a partir das vivncias que os formadores trazem consigo. As dificuldades e os desafios enfrentados pelos formadores relacionam-se ao trabalho virtual, distribuio do tempo e a fluncia digital. Em relao s TDICs, a mediao que se d atravs dessas tecnologias tem repercutido positivamente em suas prticas pedaggicas, em funo do intercmbio de saberes e experincias entre a educao presencial e a EaD.
Referência(s)