
Crianças de Anos Iniciais Levantando Espaços Amostrais: Relações Entre Pensamentos Combinatório e Probabilístico
2017; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17921/2176-5634.2017v10n2p86-92
ISSN2176-5634
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEstudos em Educacao Matematica tem apontado conhecimentos que criancas de anos iniciais ja possuem e suas dificuldades com alguns conceitos em particular. Nesse texto sao discutidos quatro argumentos. 1) Criancas em inicio de escolarizacao ja possuem conhecimentos basicos de alguns conceitos mais complexos, tais como os associados a Probabilidade e a Combinatoria. 2) Em situacoes de jogo, com uso de recursos adequados e por meio de estrategias proprias, as criancas evidenciam nocoes sobre aleatoriedade, independencia de eventos e equiprobabilidade, bem como demonstram compreensao de situacoes combinatorias variadas – produtos cartesianos, arranjos, combinacoes e permutacoes. 3) Trabalhar de modo articulado com a Probabilidade e a Combinatoria – por meio do levantamento de espacos amostrais, por exemplo – constitui-se um modo eficiente de integrar conhecimentos matematicos diversos. 4)Por demandarem formas mais complexas de pensamento, recomenda-se que se inicie cedo o estimulo ao desenvolvimento dos raciocinios combinatorio e probabilistico. Esses argumentos sao aqui discutidos a partir de resultados de pesquisas e sao apontadas implicacoes para o ensino escolar.Palavras-chave: Criancas. Anos Iniciais. Espacos Amostrais. Raciocinios Combinatorio e Probabilistico.AbstractStudies in Mathematics Education have pointed out knowledge that children in initial studying already have and their difficulties with some concepts in particular. In this text four arguments are discussed. 1) Children in initial schooling already have basic knowledge of some more complex concepts, such as those associated with Probability and Combinatorics. 2) In game situations, using appropriate resources and through their own strategies, children show notions about randomness, independence of events and equiprobability, as well as demonstrate understanding of varied combinatorial situations – Cartesian products, arrangements, combinations and permutations. 3) Working in an articulated way with Probability and Combinatorial – by means of raising sample spaces, for example – is an efficient way to integrate diverse mathematical knowledge. 4) Because they require more complex forms of thinking, it is recommended that the stimulus to the development of combinatorial and probabilistic reasoning be initiated early. These arguments are discussed from research results and implications for school teaching will be pointed out.Keywords: Children. Initial Schooling. Sample Spaces. Combinatorial and Probabilistic Reasoning.
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