
O uso de mídias sociais pelo Sport Club Corinthians Paulista
2018; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15603/2176-9583/refae.v9n1p214-234
ISSN2176-9583
AutoresMárcio Noveli, Carlos Cézar Montagnini Costa,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNa interação com seus torcedores times de futebol têm utilizado redes sociais. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo descrever a utilização das redes sociais no relacionamento do Sport Clube Corinthians Paulista com seus torcedores e o modo como os torcedores lidam com o clube nas redes sociais. Estruturou-se um estudo de caso de abordagem descritiva e método misto, com aplicação de questionário com os torcedores e entrevista com o gerente de conteúdo digital do clube. Por meio de estatística descritiva e análise temática, levantou-se que tanto o clube quanto os torcedores priorizam a utilização da rede social Facebook, apesar de, aparentemente, não alcançar a extensão de faixa etária pretendida. Também se identificou que, apesar de o clube e os torcedores elencaram o Twitter como a segunda rede mais importante na sua interação, ela é preterida e é a menos utilizadas em relação a outras mídias sociais. E que os torcedores destacam que, apesar de o clube estar muito presente nas redes sociais, interage pouco com o torcedor. Esses resultados refletem a necessidade de adequação das redes sociais à gestão do relacionamento com os clientes.
Referência(s)