Desenvolvimento e validação de uma prova de avaliação das competências iniciais de programação
2017; AISTI; Volume: 25; Linguagem: Português
10.17013/risti.25.66-81
ISSN2183-0126
AutoresJoana Martinho Costa, Guilhermina Lobato Miranda,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoResumo: Atualmente verifica-se a insuficiência de instrumentos de avaliação validados que possam mensurar as diferentes etapas de aprendizagem inicial de programação.Por este motivo desenvolvemos uma prova a partir da Taxonomia de Bloom que permite comparar o desempenho dos alunos independentemente da linguagem de programação com que iniciaram a sua aprendizagem.A prova apresenta questões de escolha múltipla para os quatro níveis iniciais e questões de desenvolvimento para os dois últimos níveis.Após a sua construção, foi validada por 12 especialistas e submetida a um grupo-piloto (N=29) para analisar a fiabilidade e dificuldade dos itens.Obtivemos um alfa de 0,837 e correlação positiva entre todos os itens da prova e o total dos itens com nível de significância p<0
Referência(s)