Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Desenvolvimento e validação de uma prova de avaliação das competências iniciais de programação

2017; AISTI; Volume: 25; Linguagem: Português

10.17013/risti.25.66-81

ISSN

2183-0126

Autores

Joana Martinho Costa, Guilhermina Lobato Miranda,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Resumo: Atualmente verifica-se a insuficiência de instrumentos de avaliação validados que possam mensurar as diferentes etapas de aprendizagem inicial de programação.Por este motivo desenvolvemos uma prova a partir da Taxonomia de Bloom que permite comparar o desempenho dos alunos independentemente da linguagem de programação com que iniciaram a sua aprendizagem.A prova apresenta questões de escolha múltipla para os quatro níveis iniciais e questões de desenvolvimento para os dois últimos níveis.Após a sua construção, foi validada por 12 especialistas e submetida a um grupo-piloto (N=29) para analisar a fiabilidade e dificuldade dos itens.Obtivemos um alfa de 0,837 e correlação positiva entre todos os itens da prova e o total dos itens com nível de significância p<0

Referência(s)