
Variação linguística e leitura: fenômenos variáveis da fala na leitura em voz alta
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Volume: 19; Issue: 4Especial Linguagem: Português
10.13102/cl.v19i4especial.2867
ISSN2594-9675
AutoresAlessandra Pereira Gomes Machado,
Tópico(s)Digital Communication and Language
ResumoEstabelecendo um contraponto à análise da precisão na decodificação da palavra escrita na avaliação da fluência em leitura oral baseada no certo e errado (RASINSKI, 2004), este estudo funda-se na Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004) que propõe o tratamento do “erro” considerando as variantes e estilos da língua a partir de três contínuos: urbanização, oralidade-letramento e monitoração estilística. Esses contínuos compreendem a heterogeneidade da língua e a avaliação social desta, possibilitando identificar traços descontínuos, fenômenos que recebem maior estigma social, e traços graduais, presentes na oralidade de quase todos os brasileiros. Este estudo objetiva analisar os fenômenos variáveis transpostos para a leitura em voz alta de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de Sergipe e verificar qual a rota de leitura esses estudantes estão acessando que podem nos dar pistas da proficiência em leitura. A sessão de gravação foi realizada, no ano letivo de 2016, com 74 estudantes, com idade entre 10 e 14 anos. A análise foi realizada em 1 minuto da leitura em voz alta de 2 textos adequados ao currículo do leitor (DENO, 2003), totalizando um corpus de 148 minutos de áudio. Os resultados mostram que foi possível verificar os fenômenos variáveis na leitura em voz alta e que eles podem nos dar pistas das rotas de leitura, possibilitando identificar os possíveis leitores proficientes e não taxar como “erro” o apagamento de R na desinência verbal de infinitivo ou de S no núcleo de SN na posição mais à direita ou ainda na monotongação de /ow/ numa avaliação de leitura.
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