Artigo Produção Nacional

PROJETO DE INTERVENÇÃO: A APROXIMAÇÃO DO DOCENTE COM O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO COMO FACILITADOR DA ARTE DE ENSINAR/EDUCAR

2016; Editora Rede UNIDA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Andréa Serra Graniço, Vinícius Baltar de Araújo, Alba Barros Souza Fernandes, Rondineli de Jesus Barros, Renato dos Santos Almeida, Wilma Costa Souza, Marcos Felipe Marinho Correa, Ana Maria Braga de Oliveira,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

INTRODUCAO: Percebe-se a necessidade de ajustes na grade curricular, na formacao em fisioterapia, A implementacao do SUS e os contextos - social, economico e politico nacional, requerem um curso que nao direcione a uma formacao especializada, e sim a um curriculo dinâmico e inovador. Assim, os Ministerios da Saude e Educacao preconizam a reformulacao do ensino superior para que possa ser adaptado ao perfil epidemiologico da regiao, visando a formacao de um profissional de saude adequado as demandas regionais. As Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN-S preconizam a construcao de um perfil academico e profissional apto a atender as necessidades atuais da populacao, de forma a atuar com qualidade e resolutividade no SUS. A mudanca no processo de formacao profissional em saude visa a formacao generalista e capazes de prestar uma atencao integral e humanizada, sendo capazes de trabalhar em equipe e tomar decisoes levando m consideracao nao somente a situacao clinica individual, mas tambem o contexto em que vivem os pacientes, os recursos e as medidas mais eficazes. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Foram realizadas pesquisas bibliograficas em bibliotecas, sites e orgaos oficiais de educacao, saude e reguladores da profissao, visando a elaboracao de material didatico que norteasse encontros de equipe. Foi nomeado um grupo de trabalho, que se reunia uma vez por semana para discussao sobre o Projeto Pedagogico do Curso -PPC, curriculo e reflexao alem de potencialidades e fragilidades apontadas no resultado da avaliacao docente e da autoavaliacao. Percebeu-se a necessidade de intensificar encontros de equipe atraves de rodas de conversas, oficinas e reunioes com objetivo de sensibilizar sobre a importância do envolvimento e empoderamento do docente com o PPC, a ferramenta de conducao adotada pela gestao foi a Educacao Permanente - EP. IMPACTOS: As mudancas na educacao visam a proporcionar melhora na qualidade de formacao requerem aprimoramentos nas praticas docentes visando a aproximacao com a DCN e o Sistema Unico de Saude (SUS) sendo fundamental: Integrar os atores das diferentes areas do conhecimento do curso; Refletir sobre estrutura curricular, integracao dos modulos, pratica profissional singular e coletiva; Exercitar o ouvir e observar de maneira critica construtiva as praticas profissionais pessoais e de seus pares, nos moldes EP; Favorecer a percepcao de que o docente e agente primordial para a construcao e avaliacao do PPC; Sensibilizar para a construcao de um curriculo vivo, em movimento; Aprimorar estrategias de insercao de algumas metodologias ativas de ensino. CONSIDERACOES FINAIS: Para a formacao de qualidade e cumprimento da DCN e fundamental a adesao do corpo docente nas discussoes acerca do PPC e em capacitacoes pedagogicas, a integracao da equipe, comprometimento com as necessidades de mudanca no curriculo, autorreflexao sobre a pratica profissional; aprimorar o uso de metodologias ativas, buscar e adotar modelo de gestao participativa. Para acompanhamento da proposta esta sendo utilizado o Resultado da Avaliacao Docente e da Auto Avalicao Docente, programa institucional que ocorre anualmente; os resultados sao quantitativos alem de encontro individual entre cada membro da equipe e a gestao acreditando que a integracao entre os atores envolvidos no processo ensino aprendizagem e peca fundamental para qualidade da formacao.

Referência(s)