Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A educação ambiental como instrumento de sensibilização para reutilização de resíduos sólidos

2018; Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA); Volume: 12; Issue: 5 Linguagem: Português

10.18378/rvads.v12i5.5585

ISSN

1981-8203

Autores

Elicarla Barbosa Moitinho, Gabriella Moreira Campos, Igor Bruno Machado, Dayane Mayara Figueredo, Icaro Matheus França Mendes, Ricélia Maria Marinho Sales,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A inserção da educação ambiental no recinto escolar tem grande relevância nas mobilizações efetivas para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, objetivou-se desenvolver estratégias de sensibilização para disseminação dos princípios da educação ambiental junto a discentes do ensino médio de uma escola estadual situada em Pombal, Paraíba. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em três etapas: a observação não participante; a realização de rodas de conversas com elementos estruturados visando à quantificação; e a inserção de atividades de reutilização de resíduos sólidos, objetivando iniciar um processo de sensibilização dos estudantes a partir da prática. Os resultados da análise revelaram que a Educação Ambiental no ambiente escolar se dá de maneira sucinta, contribuindo com uma lacuna que dificulta a compreensão de integração entre a natureza e a sociedade, ressaltando apenas a ideia de que as questões ambientais resumem-se apenas às noções do conservadorismo e da natureza como algo intocável, desenraizando a responsabilidade de cada indivíduo na construção de uma identidade planetária.

Referência(s)