
Aplicação do método Pensar-Emparelhar-Compartilhar no Ensino de Física
2017; Linguagem: Português
10.5151/phypro-viii-efa-26
ISSN2358-2359
AutoresMirieme Ferreira, F. G. Alvarenga,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEm um ambiente ativo de ensino e aprendizado, a sala de aula se torna um lugar para troca de conhecimentos onde os alunos se desprendem do papel de simples receptores de informação para se tornarem também participantes ativos da aula e professores deixam de ser apenas transmissores de informação, tornando-se também facilitadores do aprendizado. A criação de tal ambiente visa tornar o aluno mais independente no processo de aprendizagem, ensinando-o a “aprender a aprender.” Para isso, faz-se uso das chamadas metodologias ativas, as quais auxiliam na dialética e interação da turma. Para esse artigo, analisamos a aplicação de um método ativo chamado Pensar-Emparelhar-Compartilhar (Think-Pair-Share) em uma turma de Eletromagnetismo composta por alunos de engenharia. O tema abordado foi “indução eletromagnética”, sendo divido em três aulas: a primeira sobre lei de Faraday e lei de Lenz; a segunda, força eletromotriz produzida pelo movimento e campo elétrico induzido; e a terceira, correntes de Foucault. As aulas foram ministradas na UFES, no campus de São Mateus. Durante as aulas, os alunos se mostraram receptivos ao método utilizado e, por meio de testes conceituais, constatamos que o aprendizado também foi beneficiado.
Referência(s)