
Um modelo computacional para auxiliar o ensino da temática de Terra como corpo cósmico
2017; Linguagem: Português
10.5151/phypro-viii-efa-29
ISSN2358-2359
AutoresJosé Orcélio do Nascimento, Ítalo Gabriel Neide, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, M. A. Moret,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoPara facilitar o processo de ensino e de aprendizagem em Física, por meio da utilização de computadores, evitando-se aprender inúmeras linguagens de programações, foram desenvolvidos diversos softwares, dentre eles o Modellus. As nuances na sua utilização se concentram em processos que objetivam atividades que necessitam basicamente dos conceitos de Ciências, Matemática e estudos básicos de computação. Este artigo tem por objetivo apresentar um modelo computacional desenvolvido para utilização no Software Modellus e, auxiliar no ensino da temática de Terra como corpo cósmico. Esta abordagem à Terra significa, estudá-la por meio de sua forma, seu campo gravitacional, seus movimentos e os fenômenos astronômicos decorrentes desses movimentos e da configuração do sistema Sol-Terra-Lua, ou seja, a sua interação com outros astros cósmicos. Inicialmente, o método de construção por meio de um algoritmo é apresentado, e também, como deve ocorrer a sua implementação no software. As respectivas interações com as funções no Modellus são também indicadas. Ao fim, o modelo computacional do sistema Sol-Terra-Lua é apresentado de forma executável, auxiliando o processo de ensino de aprendizagem da Temática de Terra como um corpo cósmico. Palavras-chave: Ensino de Física, Modelagem Computacional, Software Modellus, Terra como corpo cósmico.
Referência(s)