
Dilemas da gestão democrática da educação frente ao contexto da Nova Gestão Pública
2017; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português
10.21573/vol33n32017.76080
ISSN2447-4193
AutoresLuzenir Poli Coutinho, Rosilene Lagares,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoA gestão democrática é processo; enfrenta tensões entre o experenciado historicamente, concepções coexistentes e em disputa. No contexto da chamada Nova Gestão Pública, práticas contraditórias são difundidas e, ante o esforço de transformação e/ou construção de outra realidade e dilemas dele advindos, há estagnações, retrocessos e avanços. A partir dessa tese, objetiva-se neste ensaio discutir aspectos que têm favorecido ou dificultado a democracia. Evidenciam-se, nos conflitos de enfrentamento de dilemas, riscos de retrocessos autocráticos e necessidade de análise e esforço para a estes se contrapor.
Referência(s)