Artigo Produção Nacional

TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA

2017; Editora Rede UNIDA; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Analuiza Batista Durand, Fernanda César Alves, Dailton Alencar Lucas de Lacerda,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

INTRODUCAO: Territorializacao compreende um processo onde um espaco geografico e analisado em todas as suas dimensoes. Para se conhecer bem um territorio, e necessario explora-lo, identificar os diversos aspectos: geofisicos, sociais, politicos, culturais e economicos. A territorializacao em saude considera a historicidade dos conceitos de territorio e territorialidade, suas significacoes e as formas de apropriacao no campo da saude. Sua importância pode ser destacada na gestao e reorganizacao da atencao, da rede de servicos e das praticas sanitarias (GONDIM, MONKEN, 2013). O reconhecimento do territorio e um passo primordial para a caracterizacao da populacao e de suas necessidades de saude, bem como para avaliacao do impacto dos servicos ofertados. Nessa perspectiva, conhecimento sobre as condicoes de vida dos individuos, sua historia, suas redes sociais, suas concepcoes de saude-doenca, permite entender territorio enquanto espaco dinâmico, com uma realidade que e peculiar ao processo de subjetivacao dos sujeitos nele inseridos (SANTOS, 1999). Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiencia de territorializacao vivenciada pelos estudantes da disciplina Historia e Fundamentos da Fisioterapia, do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraiba (HFF/CFt/UFPB). DESCRICAO DA EXPERIENCIA: A disciplina HFF/CFt/UFPB ha anos utiliza metodologias ativas no seu processo de ensino-aprendizagem, dentre elas, a territorializacao. No inicio, os estudantes sao divididos em pequenos grupos, portando um mapa, percorrem todo campus, em busca de conhecer espaco, sua historia, os setores e suas funcoes, as pessoas e seus papeis na instituicao (estudantes, professores, tecnicos administrativos e a comunidade em geral que frequenta este territorio). Grupos exploram os espacos de forma livre, acessando, entrevistando sujeitos, registrando toda experiencia em diario de campo proprio a sistematizacao desta. Ao final, cada grupo apresenta produto da vivencia da forma mais ativa e dinâmica possivel: roda de conversa, esquete teatral, audio visual, et. IMPACTOS: Os principais impactos observados e percebidos sao relatados na apresentacao dos grupos. Inicialmente relatam a importância e a oportunidade de conhecerem territorio onde iram conviver, e usar (clinicas e servicos de saude da UFPB) alguns dos seus espacos pelos varios anos da sua formacao: conhecemos algumas clinicas da saude e hospital universitario...(sic), demonstraram surpresa com locais e lugares que nem imaginavam que a universidade possuia: o [ ] e um lugar escondidinho na reitoria com um grande acervo de artesanato... (sic), elogiaram acolhimento em alguns locais e reclamaram do atendimento em outros: fomos inquiridos porque estavamos fazendo pesquisa, sem um termo de consentimento livre e esclarecido... quando estavamos, apenas fazendo uma visita de territorializacao...(sic). CONSIDERACOES FINAIS: A metodologia ativa utilizada na disciplina HFF/CFt/UFPB, proporcionou compartilhamento participativo e criativo de uma experiencia sistematica de territorializacao, alem de uma compreensao critica e refletida sobre esta importante ferramenta. Ao final da territorializacao, todos os alunos tiveram a chance de conhecer um pouco sobre cada canto do Campus I/UFPB e dessa forma, saber como sao os espacos geofisicos, funcionamento, a historia e cultura. A territorializacao tambem ajudou a conhecer melhor modo de vida dos estudantes funcionarios e professores da universidade.

Referência(s)