
A SEMANA DO HIATO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DA APS
2016; Editora Rede UNIDA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresCyntia Pace Schmitz Corrêa, Rayla Amaral Lemos,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoINTRODUCAO: organizacao e gerenciamento do estagio curricular nao e tarefa facil, especialmente por envolver articulacao com atores externos a universidade, como prefeituras municipais. Cabe aos professores desenvolver habilidades de negociacao, gestao de conflitos e uso de tecnologias leves para articular acoes e tarefas para garantir a qualidade da aprendizagem e a da assistencia. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: O estagio curricular obrigatorio em Fisioterapia na Atencao Primaria a Saude da Faculdade de Fisioterapia da UFJF (FacFisio) e realizado em parceria com duas Unidades de Atencao Primaria a Saude-UAPS, da Prefeitura de Juiz de Fora/MG. Os estagios acontecem sob a orientacao direta dos fisioterapeutas das UAPs e supervisao de cinco professores da FacFisio que atuam alternadamente nos dias da semana em campo. No segundo semestre do ano de 2015 nos deparamos com a situacao de ter os dois orientadores de campo em ferias ao mesmo tempo e a impossibilidade, por este fato, de realizarmos as atividades de assistencia nas unidades. Foram entao propostas atividades teorico-praticas, que foram nomeadas como semana do hiato. Foram propostas as seguintes atividades: visita em outra unidade de atencao primaria a saude da cidade, visita a um dos CAPS da cidade, reunioes formativas com convidados que discutiram os temas Cuidados Paliativos e Espiritualidade em Saude e Pobreza e saude, visita tecnica em uma comunidade vizinha ao campus da UFJF para uma oficina com a psicologa de uma ONG local sobre o empoderamento comunitario na abordagem de adolescentes em situacao de vulnerabilidade, atividade formativa atraves de um jogo ludico sobre a Politica Nacional de Atencao Basica e uma discussao sobre a Politica Nacional de Praticas Integrativas e Complementares e sua interface com a fisioterapia. IMPACTOS: Todos os estudantes envolvidos consideraram a semana do hiato como uma das partes mais importantes e significativas do estagio. O trabalho final proposto a fim de que relatassem sua experiencia e visao deste campo de estagio atraves de uma apresentacao com imagens e relatos subjetivos denominada em imagens, observa-se a identificacao e impactos da experiencia, ilustrado na fala abaixo de uma das academicas: A semana do hiato realmente preencheu lacunas e com toda certeza: foi essencial para o meu desempenho no estagio. Tivemos a oportunidade de conhecer lugares que jamais esperariamos, pessoas e suas vivencias, aprender com os professores, refletir sobre situacoes que em nossa rotina nunca paramos para pensar, como por exemplo, perceber o que nos traz felicidade e qual a razao de viver e sobretudo ter a certeza que conseguimos aprender na forma de um jogo a PNAB (E1). A APS foi a porta de entrada para mudar todos os meus conceitos e pre conceitos sobre tudo que ja ouvi: que e um lugar onde nada funciona, onde nao tem recursos, onde todos reclamam e nao trabalham. Foi indescritivel cada momento vivido ali. (E2). CONSIDERACOES FINAIS: O estagio na APS configura-se como um campo de extrema riqueza de aprendizagem. proposicao de atividades de natureza teorica e/ou pratica propicia oportunidades de aprofundamento de conhecimentos e formacao integral gerando crescimento profissional e pessoal para discentes e docentes.
Referência(s)