Artigo Produção Nacional

ESTIMULANDO A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - PECHA KUCHA""

2017; Editora Rede UNIDA; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Vanda Cristina Galvão Pereira, Júlio Celestino Pedron Romani, Cíntia Raquel Bim, Rubneide Barreto Silva Gallo,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

INTRODUCAO: O cenario da educacao vem ordenando inovacoes para que a construcao da aprendizagem do aluno seja significativa e que o desenvolvimento de competencias aconteca durante toda a formacao. Assim, a utilizacao das metodologias ativas e encorajada como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construcao progressiva da autonomia do estudante, inclusive na educacao superior. Entre estas metodologias, encontramos a “Pecha Kucha”, que por definicao significa a arte das apresentacoes concisas por imagem e tem como principal objetivo a proatividade, pois busca transmitir uma ideia central de maneira sintetica e rapida (20 slides X 20 segundos cada), tendo sido utilizada no ensino para revisao de aula, treinamento da capacidade de sintese, socializacao e relato de experiencias para aulas de campo. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Durante o I Forum de Ensino em Fisioterapia do Parana, promovido pela Associacao Brasileira de Ensino em Fisioterapia do Parana – ABENFISIO PR, com o tema “O ENSINO DE FISIOTERAPIA NO ESTADO DO PARANA: ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? ” foi proposta a realizacao de uma oficina sobre “Pecha Kucha”, propiciando a integracao entre academicos e professores, com sua demonstracao. Para isso, os conteudos foram: apresentacao da dinâmica; b) construcao da apresentacao; c) apresentacao dos resultados. IMPACTOS: A oficina de Pecha Kucha teve a participacao de 11 pessoas, dentre elas academicos e professores. CONSIDERACOES FINAIS: Os pontos fortes dessa atividade, destacados pelo grupo, foi a criatividade, necessidade de dominar o conteudo e controle das emocoes. Os pontos fracos destacados foram o dominio do tempo, emocoes e a possibilidade de discussao somente apos a explanacao.

Referência(s)