Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Música e experiência estética em Nietzsche

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Português

10.26694/pensando.v8i16.5198

ISSN

2178-843X

Autores

Anna Hartmann Cavalcanti,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Em 1869, ano de início de sua atividade como professor na Universidade da Basiléia, Nietzsche desenvolve em inúmeros cursos e conferências uma reflexão sobre a experiência musical e poética, na qual enfatiza a união da palavra e da música na sensibilidade grega e sua separação na sensibilidade moderna. Esse tema será retomado nos anos seguintes, durante a redação de O nascimento da tragédia, seja na reflexão sobre a arte grega, seja na crítica à ópera moderna, dando lugar a uma investigação sobre a diferença de natureza entre os domínios sonoro e linguístico, aos quais correspondem formas distintas de experimentar a arte. Pretendo, neste trabalho, mostrar como a rede de relações tecida por Nietzsche entre música e palavra permite elucidar não apenas a especificidade da música como arte, mas também a singularidade da experiência estética que ela torna possível.

Referência(s)