
Produção Científica Sobre Redes Sociais Virtuais: Uma Análise Bibliométrica nos Eventos da ANPAD no Período de 2005 a 2015
2018; INSTITUTO FEDERAL GOIANO; Volume: 1; Issue: 9 Linguagem: Português
10.33837/msj.v1i9.395
ISSN2359-6902
AutoresNuno Álvares Felizardo Júnior, Marina Malafaia Nascimento de Barros Arêdes, Natália Maria De Paula, Tiago Coelho Justo, Luciana Aparecida Figueiredo Mazzini,
Tópico(s)Technology Adoption and User Behaviour
ResumoO processo de globalização promoveu uma revolução na forma de interação entre as pessoas e as organizações, principalmente através da internet a forma de se relacionar e comunicar na sociedade em geral apresentou um novo contexto, expandindo-se do espaço físico e alcançando também o virtual através das redes sociais. Este fenômeno viabilizou o aumento da quantidade de pessoas que o indivíduo e/ou organização tem possibilidade de se relacionar, e, visto que grande parte das pessoas inclusas nesse meio são consumidores, despertou-se nas organizações a percepção da importância deste ambiente. Dessa forma, o presente trabalho objetivou analisar a produção acadêmica referente ao tema redes sociais virtuais na Administração e, como meio de se atingir este propósito, foi realizada uma pesquisa bibliométrica utilizando os artigos publicados de 2005 a 2015 em alguns eventos da ANPAD, que foram posteriormente filtrados, resultando na amostra de 41 artigos. A partir deste banco de dados e aplicando análises de coautoria, citações e metodologia, mapeou-se a quantidade de autores em cada artigo, o volume e nacionalidades das citações, e as abordagens, finalidades, meios e técnicas de levantamento de dados empregadas nas pesquisas. Constatou-se através desta observação que os trabalhos são tipicamente realizados em coautoria e possuem média de aproximadamente 37 referências por artigo que são, em sua maioria, internacionais. Além disso, a análise da metodologia permitiu concluir que há predominância de estudos com abordagens qualitativas, finalidades exploratórias e descritivas, que utilizam o meio survey e empírico, e têm a entrevista como principal forma de se coletar dados.
Referência(s)