Artigo Produção Nacional

A INTERAÇÃO DO ACADÊMICO COM O PROFISSIONAL DO SERVIÇO:VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA HOSPITALAR

2016; Editora Rede UNIDA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Jéssica Leidiane Marquiza, Laura Carolina Silva Paniagua, Anna Karoline Diasrocha, Leticia Ferreira Lago, Pamela Paim Protasio, Fernanda Gabriela Dias, Aldo Silva de Miranda, Luciana Venhofen Martineli Tavares,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

INTRODUCAO: O Estagio curricular trata-se de uma experiencia ao estudante,onde e possivel vivenciar situacoes reais do trabalho integrando a teoria e apratica, a fim de explorar competencias, gerar o aprimoramento deconhecimentos, desenvolver habilidades e consolidar a profissionalizacao(BRAZ et al, 2009). A fisioterapia atua na area da saude desde o ensino,pesquisa, promocao, prevencao e tratamento de doencas contribuindo deforma efetiva na equipe multiprofissional, tendo com foco principal afuncionalidade. Na area hospitalar encontram-se pacientes acometidos pordiferentes enfermidades, o que leva o academico a conhecer e atuar conformeas necessidades apresentadas, participando ativamente na melhora daqualidade de vida e na recuperacao funcional dos usuarios, consequentementena reducao do periodo de permanencia de internacao hospitalar (ROSSI,2016). Este relato tem por objetivo demonstrar a experiencia do estagiosupervisionado em fisioterapia respiratoria e a otica academica sobre ainteracao ensino e servico. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: A graduacao deFisioterapia da Universidade Catolica Dom Bosco (UCDB) proporciona aosacademicos a vivencia de estagios supervisionados, dentre eles, o defisioterapia respiratoria. O campus de vivencia foi o Hospital Universitario MariaAparecida Pedrossian (HU) em Campo Grande - MS, no periodo de 01 deFevereiro a 08 de Abril de 2016, de segunda a sexta-feira, das 13:30hr as17:00hr. Seis academicas do nono semestre foram divididas em quatro setores:CTI, Clinica Cirurgica I, UCO/RCPO e Clinica medica e permaneceram emmedia duas semanas em cada um deles, com a supervisao do Professor e auxilio dos profissionais de fisioterapia do servic. IMPACTOS: A experiencia foi vista como positiva pelas academicas,uma vez que permitiu a interacao ensino-servico, sendo este de fundamentalimportância, pois desta forma e possivel participar da realidade do servico,compartilhar conhecimentos, conhecer novas tecnicas e modos detratamento. Ter o auxilio dos profissionais fisioterapeutas em cada setorproporcionou maior seguranca no atendimento, pois as academicasacreditam que o contato unico com o supervisor poderia ser insuficiente paraabranger as necessidades praticas do grupo, uma vez que as academicas foram divididas entre os setores do hospital. Durante todo periodo foi possivelainda evidenciar que a interacao e a entrega profissional entre a equipemultiprofissional e essencial para que o paciente tenha uma estadia mais dignae uma recuperacao mais rapida pela coerencia e eficiencia de umtrabalho harmonico. CONSIDERACOES FINAIS: O estagio e muito alem de um simples cumprimento de exigencias academicas necessarias para a formacao, desperta um novo olhar sobre valores eticos, sociais e humanisticos, relaciona a teoria e a pratica, desencadeia maior autonomia e responsabilidade, assim comoestimula o trabalho em equipe.

Referência(s)