Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DO BRASIL PARA O MUNDO: A PRÁTICA CORPORAL DA CAPOEIRA NA ARTICULAÇÃO DE PROCESSOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO

2018; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 11; Issue: 24 Linguagem: Português

10.20952/revtee.v11i24.7642

ISSN

2358-1425

Autores

José Luiz Cirqueira Falcão,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Nesse artigo analisamos aspectos da trajetória histórico-social da capoeira, uma prática corporal de origem popular criada pelos negros escravizados no Brasil, em sua relação com os campos formal e não-formal de educação e apontamos subsídios que podem auxiliar na articulação e complementariedade entre esses campos. Embora tenha se consolidado preponderantemente no campo não-formal de educação, a capoeira transita por diversos espaços de prática como versátil manifestação ancorada especialmente em três importantes aspectos da dinâmica cultural atual: internacionalização, resistência cultural e mobilidade. Por intermédio dela, intencional ou incidentalmente, pessoas de diferentes grupos étnicos e classes sociais educam-se e constroem laços de convivência e solidariedade para enfrentarem desafios diversos.

Referência(s)