Artigo Produção Nacional

O QUE OS EMPRESÁRIOS QUEREM DA EDUCAÇÃO?

1969; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29404/rtps-v2i2.3319

ISSN

2526-2319

Autores

Renata Azevedo Campos, Zuleide S. Silveira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar os diferentes interesses que mobilizaram as frações do empresariado brasileiro em torno dos rumos da política educacional da ditadura empresarial-militar, após o golpe de 1964. Entendendo que a classe burguesa não se constitui como um bloco monolítico, serão colocadas em perspectiva as defesas para a educação dos empresários ligados à indústria, a partir do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES), e dos empresários de ensino, organizados nos Congressos Nacionais dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (CONEPEs), tendo em vista a compreensão de suas diferenças. Essa proposta parte da análise de que as principais consequências da política educacional da ditadura empresarial-militar brasileira foram a vinculação da educação com interesses do mercado e o favorecimento à privatização do ensino. Compreendendo a ligação dessas consequências com os interesses das frações burguesas em análise, buscamos mostrar como as defesas do IPES e dos CONEPEs, ainda que heterogêneas, se mostraram conciliáveis na composição de um projeto que se materializou na realidade educacional.

Referência(s)