Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Memória e memorização. Sobre um anátema na educação

2018; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 23; Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782018230017

ISSN

1809-449X

Autores

Lílian do Valle, Diogo Bogéa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO Um anátema acompanha a história da educação na Modernidade com força somente comparável ao enorme prestígio de que as práticas expurgadas longamente desfrutaram: trata-se do recurso à memorização. Essa rejeição peremptória prolonga um passado talvez já esquecido, mas, resistente, ela arrasta consigo inúmeras noções igualmente marcadas de abjeção - por exemplo, as de “exercício”, “hábito” e mesmo de “rotina” - e acaba por atingir em cheio o conceito de memória “individual”. Exilada dos meios educacionais, é curioso que a memória tenha sobrevivido no coração do que faz a formação humana: as concepções de identidade herdadas da Modernidade. Diante disso, como conceber nossa relação com a memória, e que lugar atribuir a essa relação no processo de formação humana?

Referência(s)