
JOGO DA APS: TECNOLOGIA EDUCATIVA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA
2016; Editora Rede UNIDA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
Autores Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoINTRODUCAO: O uso crescente de metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior dos cursos de saude tem proporcionado um incremento na capacidade critica reflexiva dos estudantes para resolucao de problemas. No entanto, percebe-se que a utilizacao de jogos educativos ainda e incipiente, especialmente em relacao as tematicas relacionadas ao conhecimento da organizacao e funcionamento do sistema de saude, das politicas, programas e do conceito ampliado de saude. A maioria dos jogos utilizados no campo da saude e de carater de simulacao e tomada de decisao clinica. Em virtude desta lacuna, e de sua associacao com a pouca aproximacao dos estudantes com a tematica da Atencao Basica-AB a saude como eixo estruturante do modelo de saude preconizado no Brasil, ainda em decorrencia de curriculos e processos de aprendizagem centrados no modelo positivista biomedico e hospitalocentrico, objetivou-se a construcao de um jogo educativo para ensino- aprendizagem da Politica Nacional de Atencao Basica-PNAB. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Foi construido um jogo de tabuleiro constituido pelas seguintes pecas: tabuleiro com 60 casas de tres cores diferentes, quatro peoes, um dado e cartas de tres cores correspondentes as casas do tabuleiro. O jogo inicia com o lancar do dado e cada equipe ou jogador retira do monte uma carta correspondente a cor da casa que parou. Nas cartas existem tres tipos de abordagens: questao a ser respondida sobre a PNAB, azar ou sorte em relacao a uma atitude pratica na AB e algum acontecimento que traz implicacoes relativas a AB. O jogo tem sido utilizado com estudantes do ultimo ano do curso de fisioterapia. Antes do inicio do mesmo os estudantes sao orientados a leitura previa da politica, e um mediador fica responsavel por conduzir o jogo e promover discussoes a cada jogada com o grupo. IMPACTOS: A espontaneidade e a ludicidade do jogo permitem a apropriacao de conhecimentos de forma direta, ativa e interativa. O jogo estimula o trabalho em equipe, a reflexao do texto da politica considerado por alguns estudantes de dificil leitura, a busca de resolucao de problemas, enfrentamento de desafios e limites e a formulacao de hipoteses. Desenvolve no estudante, atraves da brincadeira, habilidades e competencias para o trabalho em saude. Testes qualitativos experimentais baseados em avaliacoes do tipo antes e depois tem mostrado o acrescimo de conhecimento de no minimo mais 10 pontos tematicos diferentes comparando a leitura isolada da PNAB e a leitura seguida do jogo. Relatos dos estudantes tem corroborado os efeitos positivos da utilizacao do jogo da APS como estrategia pedagogica. CONSIDERACOES FINAIS: O jogo se mostrou uma estrategia util, inovadora, de baixo custo, boa receptividade e promotora de conhecimentos, possibilitando aquisicao de futuras habilidades e competencias para estudantes de fisioterapia.
Referência(s)