
CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA
2018; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 38; Issue: 104 Linguagem: Português
10.1590/cc0101-32622018177914
ISSN1678-7110
AutoresTerezinha Petrúcia da Nóbrega, Bernard Andrieu, Luiz Arthur Nunes da Silva, Laís Saraiva Torres,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoRESUMO: Este ensaio apresenta uma leitura transversal da obra de Georges Hébert e de Émile Jaques-Dalcroze, considerando as relações entre corpo, expressão e educação na natureza. Nesse movimento, a educação faz a passagem da natureza à cultura e da cultura à natureza, ecologizando-se. Assim, o naturismo presente em ambos os estudos funda e atualiza os princípios da ecologia corporal, que envolve o interior de nós, mas também o exterior, em um processo de educação intercorpóreo que envolve o próprio corpo e o corpo do mundo.
Referência(s)