
“O que é o bom resultado?” Indagando o sentido da avaliação e suas articulações curriculares
2018; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 26; Issue: 99 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362018002600982
ISSN1809-4465
AutoresRita de Cássia Prazeres Frangella, Juliana Camila Barbosa Mendes,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo Esta reflexão desdobra-se de pesquisa que interroga a produção de políticas curriculares no Município do Rio de Janeiro, discutindo as conexões e articulações entre as demandas da rede e as demandas locais de cada escola, dando especial atenção à coordenação pedagógica como espaço de articulação/produção curricular. Em meio às análises do corpus empírico da pesquisa, a relação entre currículo e avaliação, num cenário de cultura de testagem, foram sendo postos em destaque os sentidos de uma prática avaliativa e sua relação com a produção curricular. Assim, problematizamos os deslocamentos de sentidos que são ressignificados e hegemonizados na produção da política curricular que tem a avaliação como dimensão instituinte de uma política calcada na prescrição de qualidade atrelada a um discurso de accountability.
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