Artigo Produção Nacional

EDUCAÇÃO POPULAR REORIENTANDO A PRÁTICA PROFISSIONAL EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

2017; Editora Rede UNIDA; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Kaliny Oliveira Dantas, Daiana de Sousa Mangueira, Edilane Mendes de Lima, Michelle Martins Duarte, Mariele de Sousa Marques,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

INTRODUCAO: Segundo a Politica Nacional de Popular em Saude- PNEPS, instituida pelo Ministerio da Saude em novembro de 2013,a Popular e apresentada como referencia pratica e estrategia politica e metodologica para as acoes e servicos de saude, pois interage nao so apenas no que diz respeito a educacao em saude, mas, sobretudo no delineamento de principios eticos orientadores de novas posturas no cuidado, na gestao, na formacao e na participacao social em saude. Na area da saude, movimentos e coletivos vem promovendo reflexoes e acoes num processo de dialogo entre servicos, movimentos populares e espacos academicos, para contribuir com a execucao da PNEPS. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: O curso de Formacao Popular: fundamentos e principios desenvolvido pelo VEPOP-SUS - Vivencias de Extensao em Popular e Saude no projeto de pesquisa e extensao da Universidade Federal da Paraiba - UFPB, foi realizado no periodo de 02 de marco a 11 de maio de 2017, tendo 10 encontros semanais com duracao de 2 horas onde num primeiro momento, eram suscitadas questoes geradoras sobre o tema proposto para serem discutidas em grupo e explanadas posteriormente. No segundo momento, professores, academicos ou representantes de comunidades, aprofundavam a reflexao dentro do tema e ao final abria-se o espaco para os questionamentos, pontuacoes e problematizacao. Foram abordados temas como: Educacao Popular: Os fundamentos na obra de Paulo Freire, Conjuntura atual da Saude no pais e seus desafios para os militantes do SUS, Mobilizacao Participacao Popular: o olhar da comunidade sobre isso, construcao compartilhada do conhecimento como principio do trabalho social. IMPACTOS: Vivenciar essa experiencia na perspectiva da educacao popular nos proporcionou uma visao mais critica e ampliada da saude publica e uma reflexao da nossa pratica profissional a partir de um olhar mais humanizado atraves da valorizacao do dialogo, da construcao de vinculo baseados na amorosidade e da construcao do conhecimento compartilhado com horizontalidade. Seguindo a filosofia da Popular que opera em prol da construcao da justica social estimulando o individuo a problematizar sua realidade incitando seu protagonismo e autonomia, podemos nos desprender do modelo de cuidado em saude focado no assistencialismo, rompendo entao com as relacoes de dependencia e submissao que inibem no individuo a capacidade de conhecer e enfrentar sua realidade e seu problema como ator principal. Nesse sentido, podemos como futuros profissionais de saude, contribuir para a suprir de maneira integral as reais necessidades de saude dos usuarios, individuais e coletivas, em seu sentido mais amplo. CONSIDERACOES FINAIS: A criacao e fortalecimento de espacos de formacao, estudantes e atores sociais na perspectiva da Popular pode contribuir de forma significativa reorientando acoes em saude. A caracteristica de praxis da Popular, no sentido da acao-reflexao-acao, coloca-a como estrategia singular para os processos que buscam o cuidado, a formacao, producao de conhecimentos, a intersetorialidade e a democratizacao do SUS.

Referência(s)