Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2016-0108

ISSN

1980-6248

Autores

Gabriela Valente,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Resumo Busca-se com este artigo aprofundar os entendimentos sobre a laicidade brasileira. Pretende-se retomar o debate público sobre a laicidade na escola pública brasileira na atualidade. Além disso, questionam-se o propósito e o lugar da disciplina de Ensino Religioso como integrante do currículo escolar no Ensino Fundamental, tendo como inspiração um estudo de campo realizado em uma escola municipal de Santo André, São Paulo. Conclui-se que o Estado deveria responsabilizar-se de forma mais engajada pela temática, cuja inclusão na formação de professores é essencial, e que o debate sobre o assunto tende a favorecer o conhecimento e a definição do modelo de laicidade brasileiro.

Referência(s)