Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Produção e circulação dos livros escolares de Thomaz Galhardo: a série graduada Na escola e no lar

2017; Volume: 7; Issue: 20 Linguagem: Português

10.30612/eduf.v7i20.7432

ISSN

2237-258X

Autores

Lucilene Rezende Alcanfor,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo historiográfico da produção e circulação dos livros escolares de Thomaz Galhardo (1852-1904). Professor de instrução primária, que fez da sua trajetória uma ação política no cenário público educacional paulista no final do Império e nas primeiras décadas da República, Thomaz Galhardo fez parte de uma nova geração de autores de livros didáticos, originários do ensino primário, que passaram a produzir séries graduadas de livros de leitura. Destacou-se no mercado editorial pela produção desse tipo de literatura escolar, principalmente, como autor da tão conhecida Cartilha da Infância, editada de 1888 a 1991, pertencente à série Na escola e no lar. Além da Cartilha, a série graduada é composta pela Segundo Livro de Leitura para a Infância e Terceiro Livro de Leitura para a Infância. Estas obras são objeto de análise deste artigo, situando-as no contexto de produção e circulação de livros escolares entre os séculos XIX e XX. Com base no arcabouço teórico e metodológico de Alain Choppin, procuramos inventariar o processo editorial das obras de Thomaz Galhardo, atentando para as peculiaridades do mercado de livros didáticos do período.Este artigo é resultado de um estudo historiográfico da produção e circulação dos livros escolares de Thomaz Galhardo (1852-1904). Professor de instrução primária, que fez da sua trajetória uma ação política no cenário público educacional paulista no final do Império e nas primeiras décadas da República, Thomaz Galhardo fez parte de uma nova geração de autores de livros didáticos, originários do ensino primário, que passaram a produzir séries graduadas de livros de leitura. Destacou-se no mercado editorial pela produção desse tipo de literatura escolar, principalmente, como autor da tão conhecida Cartilha da Infância, editada de 1888 a 1991, pertencente à série Na escola e no lar. Além da Cartilha, a série graduada é composta pela Segundo Livro de Leitura para a Infância e Terceiro Livro de Leitura para a Infância. Estas obras são objeto de análise deste artigo, situando-as no contexto de produção e circulação de livros escolares entre os séculos XIX e XX. Com base no arcabouço teórico e metodológico de Alain Choppin, procuramos inventariar o processo editorial das obras de Thomaz Galhardo, atentando para as peculiaridades do mercado de livros didáticos do período.

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