Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A condicionalidade do estado avaliador e suas implicações na avaliação e a expansão mercantilizada da educação superior brasileira

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/riesup.v4i2.8650708

ISSN

2446-9424

Autores

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Frederico Jorge Ferreira Costa, Kátia Regina Rodrigues Lima,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

O presente trabalho buscar-se-á analisar as condicionalidades da racionalidade do Estado avaliador para a avaliação da educação superior brasileira. O setor privado/mercantil ganhou espaço no setor estatal, uma vez que o Estado condiciona em sua própria processualidade os mecanismos de accountability próprios do mercado internacional. Os procedimentos metodológicos utilizados tratam-se de estudo teórico de cunho bibliográfico e documental, tendo como abordagem de pesquisa qualitativa. Considerou-se que na lógica da avaliação em larga escala seus resultados são eventualmente utilizados para constituição de rankings entre instituições, cidades, Estados e países. No âmbito da educação superior esse processo de avaliação dá destaque direto para o ensino supervalorizando-o em detrimento da pesquisa e da extensão.

Referência(s)