Artigo Acesso aberto

Os percursos éticos do cantar no discurso de denúncia social em três canções de protesto

2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 6; Issue: 02 Linguagem: Português

10.22297/dl.v6i2.2690

ISSN

2316-1795

Autores

Nathan Bastos de Souza, Valdemir Miotello,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar os percursos éticos do cantar no discurso de denúncia social em três canções de protesto. Percebemos a emergência de reflexões a respeito do cancioneiro latino-americano (hispano-falante, em nosso caso) pelo tratamento dado à denúncia social que tem dispensado em seu discurso. Especificamente, estudamos as seguintes canções: “Al centro de la injusticia”, letra de Violeta Parra, interpretada por Isabel Parra; “Cuando tenga la tierra”, letra de Daniel Toro e Ariel Petrocelli, interpretada por Mercedes Sosa e “Si se calla el cantor”, letra de Horácio Guarany, cantada por ele e por Mercedes Sosa. No aporte teórico, revisamos a noção de ato ético, conforme discutida na reflexão bakhtiniana. O procedimento de análise é o cotejamento de textos e os resultados apontam que o ato de cantar, nas canções ora analisadas, constitui a luta traduzida em ato ético; cantar se torna colocar o corpo (e a voz) na luta de classes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX