Os percursos éticos do cantar no discurso de denúncia social em três canções de protesto
2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 6; Issue: 02 Linguagem: Português
10.22297/dl.v6i2.2690
ISSN2316-1795
AutoresNathan Bastos de Souza, Valdemir Miotello,
Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoO objetivo deste artigo é investigar os percursos éticos do cantar no discurso de denúncia social em três canções de protesto. Percebemos a emergência de reflexões a respeito do cancioneiro latino-americano (hispano-falante, em nosso caso) pelo tratamento dado à denúncia social que tem dispensado em seu discurso. Especificamente, estudamos as seguintes canções: “Al centro de la injusticia”, letra de Violeta Parra, interpretada por Isabel Parra; “Cuando tenga la tierra”, letra de Daniel Toro e Ariel Petrocelli, interpretada por Mercedes Sosa e “Si se calla el cantor”, letra de Horácio Guarany, cantada por ele e por Mercedes Sosa. No aporte teórico, revisamos a noção de ato ético, conforme discutida na reflexão bakhtiniana. O procedimento de análise é o cotejamento de textos e os resultados apontam que o ato de cantar, nas canções ora analisadas, constitui a luta traduzida em ato ético; cantar se torna colocar o corpo (e a voz) na luta de classes.
Referência(s)