Artigo Acesso aberto

LITERATURA POPULAR E ENSINO: TRABALHANDO CONTO E RECONTO EM SALA DE AULA

2017; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.56814/lel.v2i2.468

ISSN

2448-4520

Autores

Maria Adriana Leite Alves,

Tópico(s)

Linguistic Studies and Language Acquisition

Resumo

RESUMO: O objetivo deste artigo se limita a mostrar como aconteceu o contar e o recontar das narrativas levantadas na cidade de Lavras da Mangabeira-CE para análise da variação linguística, especificamente dos processos fonológicos de monotongação e alçamento das vogais médias, nas narrativas populares. Trata-se de um recorte da dissertação fundamentada na Sociolinguística Laboviana ou Quantitativa. Para este artigo, partimos do espaço no qual a pesquisa foi desenvolvida, traçamos o perfil dos contadores e os momentos de interação, até chegar ao ponto máximo que foi a contação das histórias e suas análises.PALAVRAS-CHAVE: Conto popular. Ensino. Contação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX