
A EDUCAÇÃO FÍSICA E O TRABALHO EDUCATIVO INCLUSIVO
2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.73009
ISSN1982-8918
AutoresAnaís Suassuna Simões, Ana Rita Lorenzini, Rosangela Gavioli, Iraquitan de Oliveira Caminha, Marcílio Souza Júnior, Marcelo Soares Tavares de Melo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAnalisamos o trabalho educativo nas aulas de Educação Física (EF), discutindo-o na sua relação com os propósitos da inclusão de estudantes com deficiência numa escola regular privada. No geral, alinhamos a investigação com a base teórica crítico-dialética e, nesta, o método da ascensão do abstrato ao concreto elaborado por Kosik (2011). Utilizamos o estudo de caso via estudo documental (o planejamento da professora, o Projeto Político Pedagógico e os perfis da turma) e de campo, tendo como sujeitos: a professora, a coordenadora, a psicóloga, a diretora e 21 estudantes. Concluímos, após doze aulas observadas, que houve aproximação com a EF Crítico-Superadora, mediante adequações no planejamento das aulas, das atividades e dos materiais utilizados, visando à apropriação dos estudantes sobre o conteúdo tratado. As análises dos documentos e entrevistas explicitaram que não houve restrição à participação dos estudantes com deficiência, revelando a concretização do trabalho inclusivo.
Referência(s)