
Análise das percepções de estudantes do Ensino médio sobre o filme:"O Céu de Outubro"
2018; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.3895/actio.v3n1.6847
ISSN2525-8923
AutoresDaiane Thais Ludvig, Bruna Patareck, Claudia Regina Machado Kliemann, Caroline Fortuna, Daiany Helscher Da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo apresenta uma atividade realizada com estudantes do 3° Ano do Ensino Médio sobre o filme “O Céu de Outubro”. Esse filme retrata o empenho de estudantes de uma pequena cidade que se dedicam na construção de um foguete, a fim de serem selecionados para a feira de ciências. Na atividade, os estudantes analisam criticamente aspectos/contextos abordados no enredo do filme. O trabalho realizado teve como objetivo propor aos estudantes uma análise crítica dos contextos familiares, políticos, históricos, sociais e a atividade científica voltada para a feira de ciências apresentados no filme, utilizando a proposta apresentada no artigo de Eduardo Fleury Mortimer e de Phil Scott, que propõe uma ferramenta para analisar as intervenções e as intenções no discurso do professor em sala de aula. O método de análise forneceu subsídios para inferir que o bom andamento da discussão do filme depende das intervenções do professor, o qual medeia o discurso para a intenção e o foco desejado, explorando a visão dos estudantes sobre os contextos apontados no filme.
Referência(s)