
Teaching tools in dental carving: models, virtual resources, and interactivity
2018; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30979/rev.abeno.v18i1.478
ISSN2595-0274
AutoresJussara Peixoto Ennes, Albert Schiaveto de Souza, Inara Pereira da Cunha, Rayssa Pereira Nacasato, Dâmilie Catharine Monteiro Gardim,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO objetivo desse estudo foi o de verificar a percepção do aluno quanto à utilidade da Técnica Geométrica de Escultura em Três Fases e de alguns recursos auxiliares para aprender anatomia dentária e o impacto desse uso no resultado em notas. Modelos de cera e recursos no ambiente virtual, como vídeos de demonstração da técnica de escultura, arquivos das aulas, testes online e fóruns foram oferecidos a dois grupos de estudantes. A opinião dos alunos foi coletada usando um questionário. Foi realizada a comparação entre as notas obtidas e a frequência do uso dos recursos virtuais; entre as notas dos dois grupos e entre essas e as obtidas por um terceiro grupo, que não teve acesso a nenhuma dessas ferramentas. Os alunos avaliaram positivamente a técnica, os modelos, os vídeos e os demais recursos oferecidos no ambiente virtual. Os modelos foram considerados mais eficientes no auxílio ao aprendizado, com uma diferença significante. Não houve diferença entre a frequência aos vídeos e aos demais recursos virtuais oferecidos e o resultado em notas obtidas pelos estudantes dos Grupos A e B. Não houve diferença entre as médias entre os dois grupos. Houve uma discreta diferença positiva entre a nota final dos estudantes do Grupo B que visitaram todos os recursos virtuais oferecidos quando comparada aos demais, que não o fizeram. A técnica de escultura utilizada proporcionou e facilitou o aprendizado da anatomia dental e a ajuda oferecida pelos modelos foi considerada mais eficiente. A interatividade pareceu dispensável para o alcance desse objetivo.
Referência(s)