Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O texto, o livro, o sentido e o leitor

2018; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 43; Issue: 76 Linguagem: Português

10.17058/signo.v43i76.11156

ISSN

1982-2014

Autores

Márcio Souza Gonçalves,

Tópico(s)

Media, Communication, and Education

Resumo

Discute-se a questão da produção de sentido na comunicação letrada através da abordagem de três apresentações diferentes dos Evangelhos: uma apresentação manuscrita, uma impressa e uma digital. Partindo de uma distinção entre “texto” e “livro”, defende-se a ideia de que os suportes materiais são importantes na construção dos sentidos sem contudo relegar ao segundo plano, como pouco importantes, as questões dos usos, das apropriações dos leitores e, obviamente, do texto. É desenhada uma proposta de cartografia mínima para o mapeamento da produção de sentido, envolvendo o texto, os aspectos materiais de sua apresentação, a dimensão individual e a social dos leitores.

Referência(s)