Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino da matemática e as dificuldades no processo de alfabetização

2018; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29276/redapeci.2018.18.18594.91-98

ISSN

2176-171X

Autores

Josiane Cordeiro de Sousa Santos, Maria Elze dos Santos Plácido, Elisângela Dórea Andrade Barreto,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente artigo objetiva tratar do Ensino de Matemática ao longo dos tempos, de sua importância reconhecida e das dificuldades que insistem em permanecer no processo de alfabetização. Apresenta o professor como responsável pela apropriação das metodologias de ensino, necessárias para melhor atender as demandas do alunado, questionando também a resistência dos docentes em buscar novidades para melhorar sua prática e motivar os alunos que apresentam desinteresse pela disciplina. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, cuja metodologia está fundamentada em livros, artigos, revistas e sites da internet. Chega-se à conclusão de que, atualmente, reconhece-se que, não há verdadeira cidadania sem um domínio mínimo da Matemática, sendo esta uma das mais importantes ciências da sociedade moderna. Apropria-se de conceitos e procedimentos básicos, contribuindo para a formação do futuro cidadão que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. A compreensão e uso das ideias básicas da Matemática no dia a dia é um direito de todos os alunos e não apenas de alguns.

Referência(s)