
O ensino da matemática e as dificuldades no processo de alfabetização
2018; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.29276/redapeci.2018.18.18594.91-98
ISSN2176-171X
AutoresJosiane Cordeiro de Sousa Santos, Maria Elze dos Santos Plácido, Elisângela Dórea Andrade Barreto,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente artigo objetiva tratar do Ensino de Matemática ao longo dos tempos, de sua importância reconhecida e das dificuldades que insistem em permanecer no processo de alfabetização. Apresenta o professor como responsável pela apropriação das metodologias de ensino, necessárias para melhor atender as demandas do alunado, questionando também a resistência dos docentes em buscar novidades para melhorar sua prática e motivar os alunos que apresentam desinteresse pela disciplina. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, cuja metodologia está fundamentada em livros, artigos, revistas e sites da internet. Chega-se à conclusão de que, atualmente, reconhece-se que, não há verdadeira cidadania sem um domínio mínimo da Matemática, sendo esta uma das mais importantes ciências da sociedade moderna. Apropria-se de conceitos e procedimentos básicos, contribuindo para a formação do futuro cidadão que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. A compreensão e uso das ideias básicas da Matemática no dia a dia é um direito de todos os alunos e não apenas de alguns.
Referência(s)