
O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/rpp.v21i1.46714
ISSN1980-6183
AutoresTathyane Krahenbühl, Lucas Leonardo,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoO ensino da marcação individual no handebol é crescente na iniciação da modalidade, devido às adaptações das regras para as categorias de base, com o objetivo de favorecer o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos iniciantes. O embasamento para essa forma de ensinar o handebol parte da percepção dos diferentes níveis de compreensão do jogo, iniciando pela fase anárquica, passando pelas fases da descentralização e estruturação do jogo. Assim, observamos que há diversos fundamentos defensivos que podem ser desenvolvidos pelo jogador na marcação individual, e que o sistema defensivo individual pode ser estrategicamente elaborado em relação ao entendimento e do nível de percepção dos jogadores, e de acordo com as estratégias e especificidades desse sistema.
Referência(s)