
OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O ENSINO DE FÍSICA
2017; Editora Univates; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português
10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1657
ISSN2176-3070
AutoresThales Igor Ebert, Bruno Locatelli, Eduardo Caron, Heryk Gasparini, Andréia Spessatto De Maman, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Marcelo de Gomensoro Malheiros,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEste trabalho relata uma experiência pedagógica desenvolvida no âmbito do ensino superior, em uma disciplina de Física que integra o currículo dos cursos de Engenharia de Software e de Computação. Os estudantes foram desafiados a desenvolverem simulações computacionais, utilizando linguagens de programação com as quais já tivessem alguma familiaridade e que envolvessem alguns fenômenos físicos abordados na disciplina. A atividade foi concebida e orientada por duas professoras de física e por um professor da área de engenharia da computação. Neste artigo, são apresentados dois objetos de aprendizagem desenvolvidos por um grupo de estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Engenharia da Computação da UNIVATES. Um deles explora o lançamento oblíquo e o outro, as condições de flutuação de corpos em certos fluidos. As principais linguagens de programação utilizadas foram PHP: (Hypertext Preprocessor), JS (JavaScript), C/C++ e plataforma Scratch. Quanto aos principais conceitos físicos explorados, foi necessário revisar as componentes horizontal e vertical de um movimento bidimensional, relacionando-os ao princípio da independência dos movimentos; como determinar o tempo total de voo do projétil e o seu alcance. Para o segundo objeto, o conceito-chave explorado com a simulação é a relação entre densidade média de um corpo e a do fluido no qual está submerso.
Referência(s)