Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O OSCE na avaliação clínica odontológica: relato de experiência com estudantes de graduação

2018; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30979/rev.abeno.v18i1.444

ISSN

2595-0274

Autores

Gustavo de Almeida Logar, Cláudia Coelho, Eliane Cristina Gava Pizi, Graziela Galhano, Adrieli de Paula Neves, Ligia Teixeira de Oliveira, José Maria Bertão,

Tópico(s)

Medical Malpractice and Liability Issues

Resumo

O Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE) é um exame organizado em estações que simulam a realidade clínica e os estudantes são avaliados em tarefas específicas como anamnese, exame físico, comunicação com paciente, procedimentos clínicos não invasivos, entre outras. É realizado o rodízio de alunos e um ou dois examinadores pontuam o desempenho dos mesmos em cada tarefa, com critérios e tempo previamente determinados. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de aplicação do OSCE na graduação e como estruturá-lo. O primeiro OSCE aplicado pelo curso de Odontologia da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) para alunos de graduação foi no ano de 2016, com o objetivo de avaliação de competências dos alunos que ingressariam nas clínicas no semestre seguinte. A avaliação foi aplicada aos 70 alunos do final do terceiro ano e os conteúdos selecionados foram Dentística, Periodontia, Endodontia, Radiologia, Biossegurança, Anestesiologia e Diagnóstico Bucal. O OSCE pode ser considerado uma técnica de avaliação adequada para o alcance de competências clínicas na formação de cirurgiões-dentistas, por proporcionar ao aluno de graduação a vivência de atividades similares à realidade que enfrentará no atendimento clínico e em sua futura atuação profissional. Esse método de avaliação propicia aos estudantes a oportunidade de serem avaliados de forma mais objetiva e poder aprender com o feedback do seu desempenho no exame.

Referência(s)
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