
Compreensões a respeito do aprender Matemática enatuado na docência pelas tecnologias digitais
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30612/tangram.v1i1.7368
ISSN2595-0967
AutoresDaniel da Silva Silveira, Tanise Paula Novello, Débora Pereira Laurino,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo tem como objetivo discutir sobre as percepções dos professores de Matemática em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa foi constituída por nove professores de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), de uma Universidade Pública Federal. A metodologia da pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na perspectiva de Maturana por considerar os pesquisadores como observadores implicados e utilizou-se da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos a partir de um questionário online, o que resultou no discurso coletivo denominado: “O aprender Matemática enatuado na docência pelas tecnologias digitais”. Este artigo analisa o discurso que evidencia diferentes experiências de manipulação e reflexão sobre o operar das tecnologias digitais, as quais instigam o estudante a experimentar, fazer e interagir, o que permite significar e aprender a Matemática.
Referência(s)