Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Compreensões a respeito do aprender Matemática enatuado na docência pelas tecnologias digitais

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30612/tangram.v1i1.7368

ISSN

2595-0967

Autores

Daniel da Silva Silveira, Tanise Paula Novello, Débora Pereira Laurino,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre as percepções dos professores de Matemática em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo no Ensino Superior. A pesquisa foi constituída por nove professores de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), de uma Universidade Pública Federal. A metodologia da pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na perspectiva de Maturana por considerar os pesquisadores como observadores implicados e utilizou-se da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos a partir de um questionário online, o que resultou no discurso coletivo denominado: “O aprender Matemática enatuado na docência pelas tecnologias digitais”. Este artigo analisa o discurso que evidencia diferentes experiências de manipulação e reflexão sobre o operar das tecnologias digitais, as quais instigam o estudante a experimentar, fazer e interagir, o que permite significar e aprender a Matemática.

Referência(s)