
Vênus Desnuda: a nudez entre o pudor e o horror
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/2237-266074145
ISSN2237-2660
AutoresDaniela Queiróz Campos, Maria Bernardete Ramos Flores,
Tópico(s)Italian Literature and Culture
ResumoResumo: O texto faz análise da construção corpórea renascentista abordada, sobretudo, nas obras de dois historiadores da arte: Aby Warburg e Georges Didi-Huberman. Apresentam-se, como imagens mote, as pinturas de Sandro Botticelli. O estudo parte do impenetrável corpo branco de O Nascimento de Vênus e problematiza o horror da imagem, aparentemente, apenas marcada pelo pudor. Warburg e Didi-Huberman discutem o pathos dionisíaco na imagem a partir dos textos míticos de Homero e Poliziano. Por fim, disserta-se acerca da imagem de História de Nastagio degli Onesti com o intento de considerar o corpo aberto encoberto por todo corpo fechado no Renascimento italiano das artes.
Referência(s)