Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Vênus Desnuda: a nudez entre o pudor e o horror

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/2237-266074145

ISSN

2237-2660

Autores

Daniela Queiróz Campos, Maria Bernardete Ramos Flores,

Tópico(s)

Italian Literature and Culture

Resumo

Resumo: O texto faz análise da construção corpórea renascentista abordada, sobretudo, nas obras de dois historiadores da arte: Aby Warburg e Georges Didi-Huberman. Apresentam-se, como imagens mote, as pinturas de Sandro Botticelli. O estudo parte do impenetrável corpo branco de O Nascimento de Vênus e problematiza o horror da imagem, aparentemente, apenas marcada pelo pudor. Warburg e Didi-Huberman discutem o pathos dionisíaco na imagem a partir dos textos míticos de Homero e Poliziano. Por fim, disserta-se acerca da imagem de História de Nastagio degli Onesti com o intento de considerar o corpo aberto encoberto por todo corpo fechado no Renascimento italiano das artes.

Referência(s)