A comunicação síncrona e o idoso: estudo de conceitualização de um serviço de mensagens instantâneas (bate-papo) para a comunidade miOne
2015; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Espanhol
ISSN
2236-8000
AutoresAna Isabel Veloso, Liliana Vale Costa, Sónia Ferreira,
Tópico(s)Technology Use by Older Adults
ResumoResumo Este artigo apresenta o estudo realizado para a conceitualizacao de um servico de comunicacao sincrona, com e para o utilizador idoso. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa de investigacao-acao, com duracao de um ano e meio, na qual participaram sete idosos. Os dados foram coletados mediante a aplicacao de observacao direta participante e in loco , entrevistas nao estruturadas e captura direta da acao do idoso na utilizacao do servico de mensagens instantâneas. Os resultados revelam que as principais motivacoes dos idosos para a utilizacao de mensagens instantâneas sao contatar com os familiares e a sua integracao no mundo das tecnologias da informacao e comunicacao (info-inclusao). O artigo apresenta ainda algumas recomendacoes para o desenvolvimento de interfaces adaptadas ao publico-alvo que passam pela linguagem utilizada, estrategias de identificacao dos contatos e do fluxo da visualizacao, escrita e envio de mensagens. Palavras-chave: Comunicacao mediada por computador; Servico de comunicacao sincrona; Design participativo; Idoso. Resumen Este trabajo presenta un estudio realizado para la conceptualizacion d’un servicio de comunicacion sincrona con y para el usuario anciano. Se trata d’un estudio cualitativo de participacion-accion, con una duracion d’un ano y medio, a la que asistieron siete personas. Los datos fueron obtenidos mediante observacion participante directa, entrevistas no estructuradas y la captura directa de la accion en el uso del servicio de mensajeria instantanea. Los resultados revelan que las principales motivaciones para el uso de mensajes en tiempo real pasan por el contacto con los familiares y la integracion en el mundo de las tecnologias de informacion y comunicacion. El articulo tambien presenta algunas recomendaciones para el desarrollar de soluciones a medida del publico que pase por el lenguaje utilizada, las estrategias para la identificacion de los contactos y la visualizacion de flujo d’escribir y enviar mensajes. Palabras clave: Servicios de comunicacion mediada por ordenador; Comunicacion sincrona; Diseno centrado en el usuario; Ancianos Abstract This paper presents the study of a synchronous communication service developed with and for the older adults. This qualitative participatory action research has been carried out for a year and a half, involving seven older adults. Data were collected by applying direct participant and in situ observation, unstructured interviews and direct monitoring of the older adult’s interaction with instant messaging services. The results reveal that the main motivations for older adults to use real-time messages are related with the contact with family and the integration into the world of information and communication technology (e-inclusion). This paper also points out some recommendations for developing communication services targeting the older adult audience, taking into account the language used, the strategies for identifying contacts and the flow of reading, writing and sending messages. Keywords: Computer-mediated communication; Synchronous communication; user-centered design; Older adult s.
Referência(s)