
O MODELO DE HÉLICE TRIPLA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO
2017; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18605/2175-7275/cereus.v9n3p81-97
ISSN2175-7275
AutoresJosé Eduardo dos Reis, Antonio Carlos Lopes Silva, Leandro Innocentini Lopes de Faria, Roniberto Morato do Amaral,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoAs relacoes entre universidades, empresas e governo estao mostrando que as universidades, alem de suas classicas atividades de ensino e pesquisa, estao incorporando uma terceira atividade: a atuacao no desenvolvimento economico local e regional, onde o financiamento publico para a universidade esta condicionado a sua contribuicao direta para a economia. O trabalho tem como guia a discussao da hipotese de que as atividades de ensino, pesquisa e extensao ocorrem no ensino superior publico e privado e podem ser explicadas pelo Modelo de Helice Tripla, de formas diferentes. Dentro deste contexto, o presente trabalho buscou verificar, atraves de um estudo de caso em duas IES de Sao Carlos-SP, sendo uma publica e outra privada, como ocorrem as parcerias em Helice Tripla. O metodo de pesquisa utilizado foi o estudo de caso documental e exploratorio, e a unidade de analise compreendeu documentos relativos a Programas de Extensao das duas Instituicoes de Ensino Superior (IES). Como resultado da pesquisa, foi possivel identificar como se apresentam as parcerias em Helice Tripla nas IES, partindo de caracteristicas apresentadas no Modelo; verificar como as parcerias beneficiam os agentes representados pelas tres pas; e verificar como a sociedade e atingida pelas atividades da academia (extensao). Conclui-se que a discussao dos resultados alcancados pode contribuir para a compreensao da problematica em torno dos estudos sobre a Metodologia de Helice Tripla nas IES brasileiras.
Referência(s)