Comunicação, poder e jornalismo – O quarto poder na era digital
2018; University of Seville; Issue: 40 Linguagem: Português
10.12795/ambitos.2018.i40.07
ISSN1988-5733
Autores Tópico(s)Media and Digital Communication
ResumoTornou-se lugar-comum falar do jornalismo como “o quarto poder”, aquele que vem a seguir aos poderes estabelecidos pelo Estado: o legislativo, o executivo e o judiciario. A expressao, no entanto, data ainda do seculo XIX e consta que foi dita no Parlamento ingles, por um deputado que, ao apontar a tribuna onde se encontravam os jornalistas, disse que eles eram “o quarto estado”, aludindo aos 3 etats da Revolucao Francesa – o clero, a nobreza e a burguesia. No sentido moderno a ideia de jornalismo como “quarto poder” esta intimamente vinculada a capacidade que o mesmo teria de construir, ou ajudar a faze-lo, a propria realidade, ou seja, atraves das informacoes que estao (quase) sempre entre o publico e o facto, ha todo um processo que nao se cinge apenas a transmissao ou difusao, mas que pode conter a efabulacao, a encenacao ou mesmo a montagem da realidade tal qual ela se apresenta.
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