
MORTALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA ÀS AVESSAS DAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT SOBRE A EDUCAÇÃO
2018; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 39; Issue: 143 Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302018184478
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoRESUMO: Neste artigo discuto a relevância do conceito de mortalidade nas reflexões de Hannah Arendt acerca da educação. A própria autora afirma que a essência da educação é a natalidade, o fato de que novos seres humanos nascem em um mundo mais velho. Destaco, porém, que a atividade educativa tem em seu centro a preocupação com a mortalidade, pois, ao transmitir o legado do mundo, visa contribuir para a potencial imortalidade deste lugar ameaçado pelo esquecimento. Assim, a educação constitui um espaço privilegiado para estabelecer uma relação com o passado, que pode ser, ao mesmo tempo, harmoniosa e conflitante, mas que alimenta a resistência a uma sociedade cada vez mais restrita a preocupações imediatas.
Referência(s)